terça-feira, 27 de outubro de 2009

Atividades Musicais


Olá pessoal,
Aqui estão algumas brincadeiras que foram adaptadas musicalmente para trabalhar conceitos como :memorização, percepção e etc... essas atividades foram adaptadas por mim para o meu primeiro trabalho do Curso de Educação Musical.

Quem sou eu: Em um mural colocam-se várias figuras com o desenho escondido, que pode ser notas musicais, pausa, intervalos, escalas, acidentes, se pega uma criança ela escolhe uma figura e diz qual o seu nome, ex: se escolher uma pausa, deve dizer que pausa é.
Tema principal: ritmo
Subtema: memorização.


Brincadeira com bexiga. As crianças em roda, aprimeira criança segura a bexiga, colocar uma música e cada um da roda ao segurar a bexiga conta o tempo da música, depois passa para o próximo que faz o mesmo, quando parar a música sai da brincadeira quem estiver segurando a bexiga.
Tema principal: Marcação de compasso, pulso e acento métrico.
Subtemas: Pulso e marcação de compasso, improvisação.
Objetivo : Desenvolver a interação em grupo, a atenção, treinamento auditivo.


Dança da interpretação: Coloca-se uma música, a criança dança da forma que escuta, se a música está em pulso rápido dança rápido se cai à velocidade diminui o passo ao dançar, se tem pausa para de dançar até o fim da pausa e assim por diante.
Tema principal: Audição
Subtemas: Pulso, altura, duração e percepção musical.
Objetivo : Desenvolver a audição, e entrosamento em sala de aula.

Que som é esse: colocar um som que pode ser som de pássaro, buzina ou de sirene, perguntamos que som é esse ? A criança escuta e nos diz que som é, se é forte, fraco, agudo, grave. Obs. podemos usar sons diversos do nosso cotidiano.
Tema principal: Percepção musical
Subtemas: percepção. Audição e notação musical, timbre.
Objetivo : Treinamento auditivo, assimilar sons do nosso dia a dia com teoria musical.

3 comentários:

  1. Olá Marta! gostei muito das atividades musicais, gostaria que vc me mandasse outras atividades para trabalhar em sala de aula!
    Meu blog: esterteles.blogspot.com! email; esterteles@yahoo.com.br!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, também estou começando a trabalhar em escolas com crianças, me ajudaram muito, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá,Gostei das atividades gostaria que você enviasse mas atividades para eu trabalhar com meu alunos. andrea.sena8@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir